Parcerias com associações, consórcios e prefeitos garantiram manutenção de rodovias no estado

Eduardo Cardoso | Sinfra-MT

$imgTxt - Foto por: Rafael Manzutti
$imgTxt

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) realizou nesta quinta-feira (20.12), o 3º Encontro de Parcerias de Infraestrutura Rodoviária com as associações sem fins lucrativos, consórcios intermunicipais e prefeitos que trabalharam em conjunto com o Governo do Estado de Mato Grosso nesta gestão. Também participaram do encontro o atual secretário da Sinfra, Marcelo Duarte, e o sucessor na pasta, Marcelo Oliveira.

Na atual gestão, a Sinfra fortaleceu as ações de manutenção por meio das parcerias firmadas com as prefeituras, consórcios e associações para assegurar o tráfego nas estradas não pavimentadas. Nestes quatro anos, a secretaria realizou manutenção e conservação de rodovias não pavimentadas da malha estadual, divididas em 19 regiões de planejamento técnico do Estado.

Durante a reunião, foram apresentados os resultados das parcerias na manutenção e conservação da malha rodoviária não pavimentada. Sobre os dois projetos de lei encaminhados à Assembleia Legislativa que preveem a regulamentação do programa de Pedágios Comunitários e o fortalecimento das parcerias na área de infraestrutura de transporte. A proposta aguarda votação dos deputados.

Por meio de convênios, o Estado cedeu para associações e consórcios as chamadas “Patrulhas”, que são conjuntos de maquinários pesados da Sinfra que são usados para fazer a manutenção, terraplanagem, patrolamento, cascalhamento e drenagem de rodovias não pavimentadas. Os parceiros efetuaram a manutenção utilizando os maquinários cedidos e recursos.

“Celebramos parcerias com associações de todas as regiões do estado. Conseguimos avanços, boa aplicação e economia dos recursos públicos por meio desse trabalho. Hoje é dia de avaliar e apresenta-las à nova gestão”, afirmou Marcelo Duarte.

O próximo secretário da pasta, Marcelo Oliveira afirmou que o novo governo vai continuar e ampliar as parcerias vigentes. “Tudo o que for bom e interessante o governo vai dar continuidade. Vamos dar continuidade nos bons projetos e parcerias que deram certo”, finalizou.