Pular para o conteúdo
Voltar

Sinfra entrega 18 obras de infraestrutura urbana a municípios do interior de MT

Convênios que estavam parados desde 2018 foram retomados e concluídos; população de 16 municípios passou a contar com praças, feiras e pavimentação urbana
Henrique Pimenta | Sinfra-MT

A Praça da Bíblia, em Juína, foi totalmente revitalizada, atendendo demanda antiga da população local - Foto por: SINFRA-MT
A Praça da Bíblia, em Juína, foi totalmente revitalizada, atendendo demanda antiga da população local
A | A

No primeiro semestre de 2019, o Estado retomou e concluiu 18 obras de infraestrutura urbana que estavam paralisadas desde o ano passado. Entram na lista praças, feira, barracão, pavimentação de ruas e avenidas e outras reformas estruturantes. Ao todo, foram 16 cidades mato-grossenses atendidas.

As obras são provenientes de convênios firmados com prefeituras do interior partir de 2013. O balanço é da Secretaria Adjunta de Cidades, que integra a estrutura da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

Um dos exemplos de entregas é a Praça da Bíblia, que fica no Centro da cidade de Juína, distante 730 km de Cuiabá, no Noroeste de Mato Grosso. O complexo foi totalmente revitalizado, atendendo demanda antiga da população local, que hoje ganhou mais uma opção de lazer no município.

Assim como Juína, Nova Olímpia (distante 205 km da capital) também recebeu a reforma da Praça da Igreja Matriz. Já o município de Mirassol D’ Oeste (a 295,7 km de Cuiabá) ganhou uma praça novinha no bairro Morumbi. No Pontal do Araguaia (486,3 km da capital), o Governo reformou a Praça Jonas Pinheiro.

“É uma orientação do secretário Marcelo de Oliveira que possamos retomar os convênios antigos e entregar obras que estavam paralisadas, principalmente na área social, saúde e educação. Nos municípios onde houve entregas, as obras trouxeram de imediato um impacto positivo na vida da população. Sabemos que na maioria dos municípios de Mato Grosso os locais públicos são os únicos espaços possibilitam o entretenimento da comunidade”, avaliou a secretária-adjunta de Cidades, Rafaela Damiani.

A lista de entregas continua na região Norte do Estado. O município de Sinop (503 km de Cuiabá) aparece com diversas obras, entre elas de pavimentação asfáltica, drenagem e sinalização viária, contemplando os bairros Jardim Ouro e Residencial Brasília.

“Sinop está crescendo muito e a chegada de novas obras, torna a cidade ainda mais interessante para instalação de empresas e novos moradores. Estamos satisfeitos com as melhorias”, afirmou o servidor público, Lucas Bruno dos Santos.

A cidade de Ipiranga do Norte (468 km da capital) também está na lista de cidades contempladas com obras. O local recebeu um pórtico na entrada principal, além da pavimentação asfáltica em vias do município.

Na região Médio-Norte, Tangará da Serra (246 km de Cuiabá) recebeu a segunda etapa da construção da feira municipal, que beneficiará agricultores familiares, feirantes e a população em geral. Outro destaque foi a construção da Praça da Rodoviária de Ponte Branca (495,7 km da capital).

Obras em andamento

Além das entregas, a Sinfra, via Secretaria Adjunta de Cidades, tem ainda outros 34 convênios de infraestrutura urbana em execução e retomou duas obras paradas que atendem às áreas de saúde e educação. Na cidade de Apiacás, um hospital inaugurado em 1994 recebeu pela primeira vez investimento estadual para reforma e ampliação, o que irá favorecer o atendimento dos pacientes no município e toda a região Norte.

Na região Araguaia-Xingu, a obra é da da Escola Municipal Comandante Fountora, localizada no distrito Santo Antônio, município de São José do Xingu, que também recebeu recursos estaduais para ampliação e reforma.

“A obra da escola avançou bastante e já está na parte final de pintura. Estamos satisfeitos com o apoio do Estado e a reforma da escola vai auxiliar na educação da população rural do município de São José Do Xingu” ressaltou o prefeito Vanderlei Soares.