Governo de MT investiu mais de R$ 100 milhões em obras no município de Várzea Grande
Nos dois últimos anos a Gestão Estadual priorizou obras dos setores essenciais do município de Várzea Grande, região Metropolitana da capital e, para isso, realizou investimentos que superaram a casa dos 100 milhões de reais.
O segundo maior município do Estado recebeu todos os repasses obrigatórios para diversas áreas, como a Assistência Social, que estavam em atraso no início de 2019 e a Saúde, que entre janeiro e setembro de 2020, recebeu repasses estaduais superiores a 15 milhões de reais.
Até setembro do ano passado Várzea Grande recebeu repasse obrigatório da Sefaz de mais de 100 mil reais referentes ao ICMS, IPVA e FETAB.
Os investimentos do Estado permitiram a retomada e conclusão de obras que estavam paralisadas há anos.
Na Segurança Pública o Complexo Penitenciário de Jovens e Adultos Ahmenon Lemos Dantas, recebeu cerca de 28 milhões de reais e, após 10 anos de espera foi inaugurado este ano por Mauro Mendes.
Por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística – Sinfra, o Estado pavimentou mais de 13 quilômetros da MT-351, em Várzea Grande, garantindo o acesso à unidade penal direto da Rodovia dos Imigrantes, bem como ao Distrito de Limpo Grande por via asfaltada.
E além da ponte construída sobre o rio Ribeirão dos Cocais, na divisa entre Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento, o Governo também fez outra ponte sobre o Rio Cuiabá, na altura dos bairros Parque Atalaia em Cuiabá e Parque do Lago em Várzea Grande.
Na Cidade Industrial a Sinfra fez o recapeamento de cerca de 212 mil metros quadrados de ruas e avenidas e investiu no recapeamento de quase três quilômetros da avenida da FEB.
O governo ainda garantiu quase R$ 10 milhões para a retomada da obra e a conclusão do residencial Santa Bárbara.
Obra que beneficiou pessoas que há muitos anos aguardavam a chance de morar em um apartamento novinho.
Foi o caso dona Dalva Ferreira que finalmente vai para sua casa própria junto o maridão, o senhor Ambrozinho.//
Sonora – Dalva e Ambrozinho
No setor da saúde o investimento também foi considerável.
O Hospital Estadual, conhecido por Metropolitano, passou por reparos, adequações e modernização em suas instalações, com criação de novos leitos clínicos e de UTI destinados ao tratamento de pessoas com Covid-19.
No total, entre janeiro e setembro de 2020, o governo do Estado repassou mais de 15 milhões de reais para a Saúde de Várzea Grande.
Recursos que beneficiaram hospitais, UPAs, atendimentos de alta complexidade, Farmácia Básica, Atenção Primária, combate a Hanseníase entre outros.
A Secretaria de Estado de Saúde distribuiu no município mais de um milhão de comprimidos para tratamento da Covid, entre Azitromicina, Ivermectina e dipirona, além de 24.223 testes rápidos da Covid-19.
Já na área da educação a Seduc repassou para Várzea Grande quase 180 milhões, somente para o transporte escolar dos alunos da cidade.
As reformas chegaram às escolas beneficiando unidades como a Escola Estadual Arlete Maria da Silva, no bairro Asa Bela; Escola Estadual Macedo Rodrigues, no Mapim e Escola Estadual Honório Rodrigues Amorim, na Cohab Dom Orlando Chaves.
O Governo também esteve atento a área da Assistência Social que estava com os repasses do Estado atrasados no início desta gestão. Em 2019 e 2020, mais de 680 mil foram repassados ao município.
Em 2020, por meio da Setasc, o Governo de Mato Grosso entregou 16 mil e 800 cestas básicas e 9 mil e 500 cobertores, através dos programas Vem Ser Mais Solidário e Aconchego, coordenados diretamente pela primeira-dama Virginia Mendes.
Em 2019, foram 17 mil cobertores entregues.
A comunidade do Carrapicho foi uma das beneficiadas com as ações dos programas sociais, reconhecida pelo líder local, Agenor Sales da Silva.
Sonora: Agenor Sales da Silva
Hoje os repasses para o município de Várzea Grande estão em dias na Assistência Social e demais áreas essenciais para o desenvolvimento econômico e social do município de Varzea-grandense.