Pular para o conteúdo
Voltar

Governo abre licitação para modernizar iluminação pública do Estado

Serão adquiridas 385.489 luminárias, número correspondente ao total de pontos de luz passíveis de substituição em 136 municípios do Estado
Guilherme Blatt | Secom-MT

Lâmpadas de LED são até 70% mais eficientes que as convencionais - Foto por: Arquivo/Secom-MT
Lâmpadas de LED são até 70% mais eficientes que as convencionais
A | A

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), abriu uma licitação, na modalidade de Pregão Eletrônico Internacional, do tipo menor preço por lote, para aquisição de lâmpadas de LED para iluminação pública nos municípios do Estado. A aquisição faz parte do projeto MT Iluminado, inserido no programa Mais MT.

A sessão de abertura será no dia 27 de outubro de 2021, às 09h, horário de Cuiabá, no portal de Compras do Governo Federal (www.comprasgovernamentais.gov.br).

O objetivo do programa é modernizar o parque de iluminação do Estado, com a substituição de lâmpadas obsoletas por luminárias de LED de Alto Desempenho. Essas lâmpadas são entre 50% e 70% mais eficientes que as utilizadas atualmente, além de mais sustentáveis. Muitas das lâmpadas substituídas são à base de vapor de sódio e mercúrio, mais nocivas para o meio ambiente.

Serão adquiridas 385.489 luminárias. O número, de acordo com levantamento feito pela MT PAR junto a concessionária Energisa, corresponde ao total de pontos de luz passíveis de substituição nos 136 municípios do Estado que aderiram ao MT Iluminado.

A licitação será realizada em quatro lotes, cada um com um tipo e quantidade diferente de luminárias de LED. Serão adquiridas 225.628 lâmpadas com potência máxima de 60 watts, 59.948 com potência de 100 watts, 59,948 com potência de 150 watts e 39.965 com potência de 200 watts.

Todas as luminárias deverão ter corpo em liga de alumínio, pintura resistente à corrosão, proteção contra impactos mecânicos, vida útil mínima de 50 mil horas e com garantia de qualidade total por pelo menos cinco anos. Elas deverão ser fornecidas completamente montadas e prontas para serem conectadas à rede de distribuição.

Os recursos para aquisição são próprios da Sinfra, previstos no orçamento para 2021. Podem participar da licitação pessoas jurídicas que explorem ramo de atividade compatível e pertinente com o objeto da licitação, não sendo permitida a participação de empresas declaradas inidôneas por qualquer órgão público.

A modalidade de pregão internacional foi escolhida visando a economicidade, com a oportunidade de adquirir os produtos diretamente de fabricantes internacionais. A empresa vencedora terá sete meses para entregar os produtos, a partir da emissão da ordem de fornecimento.

Confira aqui o Edital