Pular para o conteúdo
Voltar

Governo avança na instalação da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres com licitação

A ZPE de Cáceres tem uma área de aproximadamente 240 hectares no Distrito Industrial de Cáceres
Guilherme Blatt / Viviane Moura | Sinfra-MT / Sedec-MT

Obras da ZPE de Cáceres - Foto por: Sinfra-MT
Obras da ZPE de Cáceres
A | A

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) lançou a licitação para a execução da obra de infraestrutura do Módulo I do loteamento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres. A construção do módulo é uma etapa fundamental para a instalação da ZPE, após uma espera de mais de 30 anos. A obra, estimada em R$ 16.061.587,37, é realizada com recursos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT). 

A ZPE de Cáceres tem uma área de aproximadamente 240 hectares no Distrito Industrial de Cáceres. O projeto dividiu a área em cinco módulos, que são os lugares onde as empresas efetivamente se instalarão, e a área administrativa. 

Até o momento, o Governo do Estado já executou 80% da obra de construção dos oito blocos das unidades administrativas. O Módulo I, que vai ser licitado agora, é o que fica localizado mais perto da administração da ZPE.

“Em menos de três anos nós estamos dando encaminhamento para um projeto que era aguardado há mais de 30 anos pela região Oeste. Estamos finalizando a primeira etapa e lançando a construção dos módulos, que é onde as empresas vão se instalar e gerar desenvolvimento para a região de Cáceres”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.

O secretário lembra que a atual gestão assumiu a obra que estava paralisada e precisou refazer o projeto para atender uma série de exigências legais.

“A ZPE vai possibilitar às empresas lá instaladas competirem de forma mais igualitária quanto às exportações e importações de produtos e será a grande mola propulsora do Oeste do Estado. Um espaço de expansão global enquanto instrumento de desenvolvimento econômico para nosso Estado”, enfatiza o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.

As ZPEs são áreas de livre comércio com exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem exportados. A ZPE de Cáceres foi criada por meio de decreto presidencial em março de 1990, com o objetivo de reduzir desequilíbrios regionais, promover a difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico, e aumentar a competitividade das exportações brasileiras.

A licitação será realizada na modalidade de Concorrência pública, do tipo menor preço. As propostas serão abertas no dia 21 de dezembro, às 09h, na Sala de Reuniões da Sinfra-MT.