Pular para o conteúdo
Voltar

Servidor completa 47 anos dedicados à infraestrutura de Mato Grosso

Zenildo Pinto de Castro Filho hoje ocupa a Superintendência de Execução e Fiscalização de Obras I da Sinfra-MT
Assessoria | Sinfra-MT

Servidor completa 47 anos de serviço público - Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Servidor completa 47 anos de serviço público
A | A

Com uma vida profissional dedicada ao Estado de Mato Grosso, o servidor Zenildo Pinto de Castro Filho completa 47 anos de serviço público nesta sexta-feira (07.01). Durante esse tempo, o engenheiro pode acompanhar as mudanças e evoluções pelas quais passaram a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).

Zenildo lembra que entrou no órgão em janeiro de 1975, quando tinha 22 anos, menos de um mês depois de se formar pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na época o órgão se chamava Departamento de Estradas e Rodagem (Dermat).

Em 47 anos, ele já ocupou várias funções na Secretaria. Já foi chefe de gabinete por três vezes, coordenador, fiscal, diretor administrativo e superintendente de obras. Atualmente, ele ocupa a Superintendência de Execução e Fiscalização de Obras (Suef) I, responsável por todas as obras realizadas na região da baixada cuiabana e de Cáceres.

O servidor lembra das dificuldades enfrentadas para viajar por Mato Grosso antigamente. “Aqui tudo era mato. O nortão não tinha nada, a maior parte dos municípios ainda não existia. A gente viajava na caminhonete com gasolina para chegar em Alta Floresta”. Eram pelo menos três dias de viagem, dependendo do trânsito para atravessar os rios em balsas.

Se hoje a pasta trabalha com computadores e GPS, na época o principal instrumento de trabalho era a régua de cálculo.

Conhecido pela sua dedicação, Zenildo foi homenageado pelos colegas de trabalho nesta data especial e cobrado para chegar aos 50 anos dentro da Sinfra. Ele lembra o desafio com a pandemia de Covid-19 e revela sua missão nos dias de hoje. “Minha vontade é ensinar o que eu aprendi para os mais novos”.