Transporte Aéreo e História de Aeródromos e Aviação em Mato Grosso.
O Transporte Aéreo foi responsável pela movimentação de mais de 3 milhões de passageiros no Estado de Mato Grosso.
A movimentação de passageiros nos quatro maiores aeroportos de Mato Grosso, sendo o Presidente João Batista Figueiredo (Sinop), Maestro Marinho Franco (Rondonópolis), Piloto Osvaldo Marques Dias (Alta Floresta) e Marechal Rondon (Cuiabá), cresceu 37% em relação a 2021, considerando apenas a aviação comercial. Foram mais de 3,3 milhões de pessoas durante o ano de 2022. O movimento de aeronaves também aumentou - 22% em relação ao ano anterior, com mais de 48 mil pousos e decolagens.
Somente no Aeroporto Internacional de Cuiabá, o aumento no movimento de passageiros foi de 38%, também em comparação ao ano anterior. O número de aeronaves foi de mais de 44,3 mil, crescimento de 21%.
O Aeroporto de Sinop registrou a maior movimentação de passageiros da sua história, com mais de 308 mil pessoas – aumento de 80% em comparação a 2021. A movimentação de aeronaves também cresceu, com mais de 2,6 mil aviões passando pelo empreendimento – aumento de 67% em relação ao ano anterior.
O Aeroporto de Rondonópolis teve aumento de quase 16% no número do movimento de aeronaves (520 passaram por lá em 2022) e registrou aumento de 32% no movimento de passageiros, com mais de 42,6 mil pessoas embarcando ou desembarcando no terminal. Por fim, o Aeroporto de Alta Floresta registrou crescimento de 8% no número de passageiros, com quase 55 mil pessoas embarcando e desembarcando no empreendimento. Mais de 610 aeronaves passaram pelo aeroporto em 2022, crescimento de 15,76% em relação a 2021. (https://www.mercadoeeventos.com.br/).
Com olhos para o futuro, respeitando o passado, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA), intermédio da Superintendência de Desenvolvimento de Modais vem trabalhando em busca de implementar novos aeródromos, em parcerias com os Municípios, assinou Termos de Cooperação com sete prefeituras, por meio do programa estadual de investimentos ‘’Mais MT Aeródromos Públicos’’, tendo como objetivo reestruturar a infraestrutura aeroportuária do estado, melhorando e facilitando o deslocamento das pessoas dentro do território mato-grossense.
De acordo com o programa estão previstos, a pavimentação ou recuperação asfáltica das pistas, modernização dos equipamentos aeroportuários e construção da cerca patrimonial, melhoria fundamental para garantir a segurança da operação das aeronaves.
Histórico
O Aeroporto de Cuiabá na história regional, como nos informa a documentação levantada, apresenta como ponto de partida o ano de 1929, com a improvisação de uma pista de pouso no atual Bairro do Campo Velho, local de chácaras, com o pouso do avião modelo Avro Avian Cirrus III, biplano, pilotado pelo Capitão Aviador Antônio Reinaldo Gonçalves e pelo aviador Vasco Cinquini, que aceitaram o desafio proposto pelo Presidente do Estado Mario Correa da Costa.
O Estado de Mato Grosso ocupa hoje uma área de 903 207,050 km², sendo sua economia destaque no cenário nacional com grande potencial produtivo, contribuindo significativamente com a balança comercial do Brasil, exportando soja, milho, algodão, pecuária e diversos produtos da agricultura familiar para muitos países do mundo. O estado de Mato Grosso possui a maior economia agrícola do Brasil.
Apesar de o primeiro pouso ter ocorrido no ano de 1929, foi em 1938, que o engenheiro civil Cassio Veiga de Sá iniciou o projeto de construção do Aeródromo de Cuiabá. O campo de aviação localizava-se no bairro Campo Velho. Em julho 1939, foi inaugurado outro campo de pouso com estação de passageiros e hangares, onde ocorreu o primeiro pouso, o de um trimotor Junker-52. Operavam companhias como o Cruzeiro do Sul, Panair do Brasil e a Real Aerovias, assim como o Correio Nacional. O jornal “Correio da Semana” publicou uma matéria enaltecendo os feitos do prefeito Isaac Póvoas, qualificando-o de dinâmico, e o maior prefeito que Cuiabá já teve “trabalhando em prol do progresso cuiabano”.
Imagem Pouso do primeiro tri-motor (“Moré”) da Condor, no Campo de Aviação. Fonte: Jornal O Estado de Mato Grosso. Cuiabá, 12 de agosto de 1939, p. 5.
No dia 11 de agosto de 1939, Cuiabá recebeu a visita do primeiro trimotor da empresa aérea Condor, em viagem de experiência. O evento que serviu para reforçar o discurso de modernização de Cuiabá mobilizou a participação de diversas autoridades locais, dentre elas, o prefeito da cidade, o interventor do estado, e outras autoridades, bem como, os agentes da Condor, que aguardava a chegada do tri- motor “More” com capacidade para dezoito passageiros. O jornal “O Estado de Mato Grosso” registrou essa passagem na Cuiabá que respirava ares de modernidade.
Fonte: PACHECO,Marco Aurélio Corrêa, Mato Grosso Voa: memorória - 1927-1991, p.35.
Em 1942, com a instalação do Distrito de Obras de Cuiabá, do Ministério da Aeronáutica, começaram os estudos para a construção de um novo aeroporto da capital mato-grossense. Foram apresentadas duas opções de localização para construção uma no Campo da Ponte e outra no município de Várzea Grande. No primeiro momento determinou para o Campo da Ponte, no entanto, devido às dificuldades de acesso ao local o MAER exigiu do governo de Mato Grosso a construção de uma nova ponte para dar vazão ao fluxo do tráfego. Com a exigência, o governo decidiu doar ao Ministério da Aeronáutica uma área de 700 hectares localizada no município vizinho de Várzea Grande, por oferecer melhores condições e acesso fácil.
Após as dimensões e formato serem considerados adequados e importantes para o desenvolvimento da sua infraestrutura, três anos depois, em 1945 começou o desmate e o aterro, sendo inaugurada a primeira obra, a pista de pouso no ano de 1956. Na mesma época foram construídos os prédios pioneiros, a sede do distrito de obras e a casa do guarda-campo. No ano seguinte, a sede do canteiro de obras transformou-se em estação de passageiros, de forma precária, abrigava as companhias de aviação.
O terminal de passageiros foi inaugurado em 1964, o aeroporto administrado pelo instinto Departamento de Aviação Civil (DAC) até três de fevereiro de 1975. Conforme Portaria n° 102/GM-5/23 de dezembro de 1974, do Ministério da Aeronáutica, passou para jurisdição da INFRAERO.
Imagem: Pista de Pouso do novo Aeroporto de Cuiabá em Várzea Grande inaugurada em 1956
Fonte:PACHECO, Marco Aurélio Correa. Mato Grosso Voa: Memórias, 1927-1991, p. 213.
A Aviação, durante o período compreendido nas décadas 70 e 80, foi o mais representativo da era da regulação rígida e de caráter intervencionista do setor. Os objetivos foram os de implementar instrumentos de regulação e mecanismos de política desenvolvimentistas. Operavam neste período apenas quatro empresas aéreas nacionais e cinco regionais.
Temos que lembrar que estávamos sob o Governo Militar e tal período foi marcado pela higidez e burocracia, que limitaram por bastante tempo as ampliações dos serviços de aviação.
O Brasil, em especial Mato Grosso, passa por um momento promissor, com perspectivas muito favoráveis de continuidade do seu desenvolvimento. Neste sentido, o transporte aéreo tem respondido rapidamente à mudança de perfil socioeconômico do país. A demanda por serviços de transporte aéreo continuará crescendo e pressionando as infraestruturas existentes.
Atualmente Mato Grosso possui o Bloco Centro-Oeste, formado pelos aeroportos de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, foi concedido à iniciativa privada (Centro-Oeste Airports (COA)), em leilão realizado na B3 em 15/3/2019, tendo início da concessão no dia 04/10/2019, com prazo de 30 anos podendo ser prorrogados por mais cinco anos, bem como 13 aeródromos sob Gestão Pública, (12 com prospecção de área, oito com investimentos e oito com projetos aprovados já com as obras iniciadas).
Pista de Pouso Marechal Rondon 2016