Na década de 60, Cuiabá inicia vários projetos de transformação e modernização da cidade com os ideais progressista da época, e uma das iniciativas envolveu a mobilidade da cidade, pois foi uma época que o estado de Mato Grosso recebeu diversos migrantes que buscavam melhores condições de vida, para tanto, visando desafogar o trânsito no centro da cidade de Cuiabá, uma das capitais que recebiam a demanda de interiorização do Brasil

Fig. 01 - Primeiro Terminal Rodoviário de Cuiabá/MT década 60-70. Situado na Avenida Mirada Reis.
Fonte: Acervo pessoal Moacyr de Freitas.
No ano de 1976 começam os estudos para a escolha do local mais apropriado para a implantação da nova estação rodoviária de Cuiabá, cabendo aos arquitetos Moacyr Freitas, Ercílio Gonçalves de Souza e Newton Arakawa, bem como participação do renomado arquiteto da época Paulo Mendes da Rocha, desenvolverem o projeto preliminar do terminal, cujos projetos complementares foram desenvolvidos por um escritório especializado em São Paulo, o qual pautou-se pela conformidade ao Manual de Implantação de Terminais Rodoviários de Passageiros (MITERP), do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) à época.
O projeto concluso foi entregue em 1977 e executado pela empresa Andrade Gutierrez a partir de 1978, e sendo de propriedade do Estado de Mato Grosso, o novo Terminal Rodoviário de Cuiabá foi inaugurado em 1979, no então Governo Garcia Neto.
Cabe aqui uma ilustração ao projeto, sendo esse considerado arrojado e moderno para a época, haja vista que foi estruturado em concreto protendido, com grandes vãos livres e ampla circulação de ar, próprio ao clima quente da cidade, tornando-se, durante um bom tempo, um Cartão Postal da Cidade de Cuiabá.
A denominação atual de “Terminal Rodoviário Engenheiro Cássio Veiga de Sá” veio com a publicação do Decreto Estadual nº 824, de 30 de novembro de 1.999, já no Governo Dante Martins de Oliveira.
Fig. 02 - Terminal Rodoviário Engenheiro Cássio Veiga de Sá.
Fonte: Meneguini/ GCOM-MT
A concessão acima teve seu término em 2009, contudo a operação continuou a cargo do setor privado por meio de autorizações excepcionais emitidas pelo Estado, situação que perdurou até a licitação realizada em 2020/2021.

Fig. 03 – Terminal Rodoviário Engº Cássio Veiga de Sá.
Fonte: Acervo SINFRA – Registrada em 01/06/2022
No ano de 2019, o Governo Mauro Mendes, lançou uma nova modelagem de concessão onerosa, mediante pagamento de outorga dos serviços públicos de administração, conservação, manutenção, operação, obras de melhorias e reformas, através da exploração comercial do Terminal Rodoviário Engenheiro Cássio Veiga de Sá em Cuiabá/MT, com previsão inicial de investimento no valor de R$ 18 milhões de reais. Essa nova modelagem resultou na Concorrência Pública nº 003/2020/SINFRA, e que culminou no Contrato de Concessão nº 012/2021/SINFRA, assinado em 25 de maio de 2021, para um período de 25 (vinte e cinco) anos, contados da data de transferência do Terminal Rodoviário ocorrido em 13 de julho de 2021.
A nova contratação para a operação do terminal trará grandes benefícios não só aos usuários do terminal, mas todos aqueles que o visitarem, posto que reformas e adequações serão realizadas ao longo dos anos de 2023/2024, cujo objetivo é modernizar o terminal, mantendo a arquitetura original. Destaca-se que ao longo de sua utilização a edificação nunca passou por reformas estruturantes, mantendo somente serviços paliativos para o andamento da operação do Terminal Rodoviário.
Com cerca de 56.456,19m² de área, atualmente com 23.373,07m² de área construída, o Terminal conta com 32 empresas rodoviárias (intermunicipais e interestaduais), 42 guichês e um fluxo anual de 106,5mil ônibus, atendendo a pouco mais de 1,3 milhão de passageiros ao ano. O Terminal Rodoviário atende a todos os estados da federação, com maior procura para o Transporte Interestadual, para os municípios: Goiânia, São Paulo, Campo Grande e Porto Velho. Os dados são da SINART, empresa concessionária responsável pela administração do Terminal Rodoviário.
Atualizado em março de 2023.